WORKSHOP RODA DE OLEIRO INTENSIVO

com Ana Maló

O universo da roda do oleiro requer prática, assim como energia e resiliência para amassar. O barro é muito versátil e, assim, as possibilidades são muitas, desde peças utilitárias até peças decorativas e artísticas.


Este workshop é indicado para todos os que tenham interesse por técnicas rudimentares e manuais, com um mínimo de experiência na área da cerâmica e barro.

Programa

Pacote de 3 sessões sequenciais, em que serão desenvolvidas as técnicas de roda de oleiro, de forma permanente e em escalada de dificuldade, permitindo aos formandos, progressivamente, apurar as diversas técnicas.


Vamos trabalhar o barro vermelho de Mafra e aprender a fazer peças simples - o universo da roda do oleiro requer prática para centrar o barro e consolidar uma peça mas também energia e resiliência para amassar.


Sessão 1 e 2

- Amassar (máx 600gr/peça)

- Centrar o barro e seus princípios gerais

- Executar peças simples nas suas variações e formatos – pratos, taças, copos


Sessão 3

Com as peças na consistência do cabedal, vamos aprender a deixá-las ainda mais bonitas e perfeitas, com a ajuda de teques específicos e da esponja; é possível explorar levemente a cor usando engobes.

No fim da aula as peças ficam prontas, a secar, após o que irão ao forno para cozer o barro.

A quem se dirige

Adultos e crianças a partir dos 12 anos


mín 5 > máx 6 participantes

Valor

160

(incluí barro, ferramentas, uma roda por participante e queima no forno de 6 peças; +3€/peça caso queira  extra)

Próximo workshop

20 e 21 junho (quinta e sexta)

quinta: 10h-13h e 14h-17h

sexta: 10h-12h30

Consulte aqui o regulamento geral das atividades.

Formadora

Ana Maló, Artesã
Apaixona-se pela cerâmica em 1995, quando vai residir em Viana do Alentejo, terra de tradições oleiras. Aprende trabalhando na Oficina do Sol e complementa a formação no Centro Regional de Formação de Artesãos de Reguengos de Monsaraz com o Curso Profissional de Roda de Oleiro. Em 2000, cria a oficina “À Roda do Barro”, instalada no centro de Viana do Alentejo e, depois, em itinerância um pouco por todo o país, com a qual tem partilhado e transmitido o seu amor pela magia da roda do Oleiro e a imprevisibilidade da cerâmica.